domingo, 1 de março de 2009

Mais um desrespeito da globo com o Nordeste.

Infelizmente a TV Diário e principalmente o sistema Verdes Mares, cederam a pressão da globo, até o momento o silêncio toma conta desses meios de comunicação (...) É fato, desde do dia 25 a TV Diário ( a legítima Tv do NORDESTE) perdeu seu sinal (atrvés das parabólicas) para todo o Brasil, e parte da América do Sul, motivo: ousou ser uma emissora genuinamente nordestina, ousou fazer sucesso sem pertencer ao eixo RJ-SP, assim como costumeiramente acontece, com qualquer setor, seja no esporte, cultura, economia etc..que ousa ser bem sucessido sem fazer parte ou se vender a esse eixo, infelizmente sofre, a efeito de um preconceito (não quero crer) imbécil.
A nota da globo a respeito do caso, sintetiza tudo:

"TV Globo, como cabeça da Rede Globo, formada por 121 emissoras procura harmonizar os sinais de VHF e UHF de forma que estas fiquem circunscritas a seus territórios de cobertura. Desta forma, em busca de uma harmonia entre todas e pelo respeito recíproco aos interesses, a atuação da TV Diário estará restrita a seu território de cobertura, não sendo mais captada em territórios de outras afiliadas. Seu sinal permanecerá no satélite, cobrindo o Estado do Ceará, porém, codificado".

A TV DIÁRIO não foi tirada do ar (através das parabólicas), por efeito da crise ou porque descumpriu o objetivo de uma tv (que é sempre bom lembrar é uma concessão pública) ou porque estava dando prejuízo, muito pelo contrário, saiu do ar, porque estava crescendo, porque ousou como filial, vencer a globo, principalmente entre a população mais pobre, vide que segundo algumas fontes, chegou em alguns momentos a vencer a globo, em território global, no caso a favela da Rocinha-RJ. Além de costumeiramente ficar a frande de sua matriz, em cidades do interior do Nordeste.

Você pode até discutir a qualidade da programação dessa emissora, porém como fica provado com a comoção após sua saída do ar, fazia muito sucesso, era uma emissora genuinamente nordestina, trazia o sotaque nordestino, costumes e até certo ponto a cultura dessa região, claro com mais foco no Ceará de onde era trasmitida, mas mostrava aos nordestinos (principalmente cearenses) emigrantes, que são muitos, um pouco da sua terra, matava um pouco da sua saudade, e arbitrariamente, foi retirada do ar (através das parabólicas) pela filha da ditadura (Globo).

Também fica a critíca aos donos da Tv diário e Verdes mares, que não se comportaram dignamente (até o momento) com o povo nordestino, calando a essa censura, que não se comportaram como nordestinos (na essência da palavra), já que não é inerente ao nosso povo, baixar a cabeça e aceitar impunimente ações ditatorias, vale lembrar quantas revoltas já aconteceram nessa região, exemplos: Revolução Pernambucana de 1817, Confederação do Equador, Revolta de Canudos, Quilombo dos Palmares e a figura de Lampião, etc..É óbvio e fato, que a Tv Diário se mantém sem o apadrinhamento global, com o mesmo ou até mais sucesso então fica a torcida para que seus donos mudem de atitude e sejam fortes não aceitem pressão, na reunião do dia 4 de março.

Essa atitude talvez tanha sido o último tapa na cara o último desrespeito global para com os nordestinos. Até porque deixou de ser algo apenas relacionado a uma emissora, e passou para muitos (inclusive para mim) a ser algo pessoal, chega..chega..de os nordestinos serem tratados por parte da "grande mídia" como objetos, sub-espécies ou até lixos (isso claro, por alguns não posso generalizar) chega..É o momento de nos mostramos que essa atitude foi um tiro no pé...E é bom lembrar que vários impérios cairam ao mecher com o briu de um povo !!

4 comentários:

  1. Anônimo2.3.09

    otimo post você recebeu um selo lá no blog va buscar

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3.3.09

    Não sabia desse acontecimento.
    É realmente absurdo.
    Isso não pode ficar assim.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo selo, joamot30..valeu..

    e apanhadogeral, é verdade, e mais uma da globo..

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4.3.09

    Eu tbm nao sabia...
    rede globo manipulando geral...
    Triste...

    ResponderExcluir

É o verbo...