quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Medo, eu?


Que fobia vem do grego: φόβος e significa medo, muita gente sabe. Que existem várias fobias, das populares, Claustrofobia: medo de lugares fechados, Necrofobia: medo da morte, aracnofobia: medo de aranhas e acrofobia: medo de altura (que eu possuo) as desconhecidas Ambulofobia: medo de andar, Cainofobia: medo de novidades e Ripofobia: medo de defecar ou as "engraçadas" Parasquavedequatriafobia: medo de sexta-feira 13 e Anatidaefobia: medo de ser observado por patos. Também é sabido. Isso sem contar a obscura Biofobia: medo da vida, que pode levar a um futuro processo de psicopatia.

Mas de todas, a que mais me chama a atenção, não que a parasquavedequatriafobia não seja interessante, é a Afobia, que como o nome sugere é uma fobia na qual a pessoa que possui, tem medo de não ter medo em situação quando deveria tê-lo, isto é, o medo da falta de fobias. Eu não vou me aprofundar no assunto de até onde o medo é importante, mas cabe uma reflexão.

Primeiro se realmente a afobia existe, já que se você tem medo de não ter medo, você já tem medo. E depois de como eu disse anteriormente, até onde o medo fundamental para nossa vida, até onde ele deixa de ser um objeto de covardia e se torna um meio de racionalidade.

Para mim não existe nenhum "demolidor, o homem sem medo" na terra, a não ser as pessoas que não possuem racionalidade, se você não mede as consequência ou não sabe o que está fazendo, não tem medo. E indo a questão anterior, eu creio que realmente a fobia, por mais bobo que seja, é um sinônimo de racionalidade, e que a afobia, mesmo talvez não existindo é extremamente útil. Se existir alguém racional sem medo, seria preocupante, já que essa pessoa não teria medo de errar, das consequências, o que em determinados graus poderia levar a uma obscura biofobia.

Enfim, medo é igual a...deixa para lá, todo mundo tem, e é necessário. É claro que de forma exarcebada o medo se torna algo ruim e prejucial, assim como qualquer coisa feita em demasia, até sexo ou canja de galinha.

E eu, além de altura, agora tenho medo de estar escrevendo uma puta besteira. Até 2010!


"Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo." Mark Twain

3 comentários:

  1. Não existe quem não tenha fobia, em muitos casos a fobia é uma forma de proteção.
    Eu tenho duas claustrofobia e acrofobia.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o medo é o que protege a gente de situações de perigo, a fobia é um pouco diferente, né? enfim, to doida que a minha bebe de 9 meses comece a ter algum.

    ResponderExcluir
  3. É Inez como eu disse, eu também tenho acrofobia.

    e Karine, fobia é medo, muitos confudem acham que fobia é algo a mais, não. Fobia é medo de algo. Agora é claro que tudo demais, é prejudicial.

    Obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir

É o verbo...