quarta-feira, 16 de março de 2011

Japão pode causar um tremor maior do que o do "fim do mundo"

Nesse mundo globalizado (evolução, certo?) cada vez mais o “efeito borboleta” se torna algo real, o bater de asas de um beija-flor ou uma pequena ventania no Japão (sem piadas com o trágico fato ocorrido) pode se tornar um tufão no Brasil ou em outro lugar do mundo. E assim será com a crise na economia japonesa que deverá ser sentida após o baque de todo o fato lamentável ocorrido. O Tremor lá não se limita a terras nipônicas.

Antes de tudo vamos desmitificar algumas coisas, primeiro a reconstrução do Japão apesar de rápida, devido à tecnologia (ponto importante que será destacado) e evolução (certo?) da humanidade, não será como o pós 2° guerra... Quer dizer, pós 2° guerra não.. pós terrorismo estadunidense (bombas nucleares em Nagazaki e Hiroshima... bombas nucleares... irônico, hein). Enfim a reconstrução não será “rápida” por dois fatos simples, que se resumem a um, e que pode não resumir a nada no pós crise do século XXI: eles, sempre eles... Estados Unidos da América. O Japão agora não conta com o rico apoio do “plano Marshall”; até porque os EUA não têm dinheiro, nem motivo (saudades da URSS...). Então os asiáticos terão que se virar com o capital interno, forte, porém abalado e futuramente desvalorizado e os empréstimos e ajudas “humanitárias” da vida. Pronto, então o primeiro fato é esse: “o Japão não terá apoio financeiro para se reconstruir como outrora”.

Agora vamos ao segundo (e mais divertido) ponto. Quando se pensa em Japão logo se lembra de?? De?? Isso! Godzilla... não, não... TECNOLOGIA, quais são os países que mais consomem e “necessitam” de tecnologia no mundo, claro, EUA e os membros ricos da União Européia. E não se enganem porque japonês tá tuitando, fazendo vídeo para youtube, etc. Isso é o de menos, e a tecnologia é algo que muda constantemente, então será que o Japão terá força, nos próximos anos, ou investimentos para isso? provavelmente não. Então o que farão seus ricos compradores??? Não comprarão, simples. É crise! (como tudo resumido fica mais fácil).

E onde entra o Brasil e China nisso?... Vamos lá, O Japão não vai investir (como investia) em avanços tecnológicos porque precisa se reconstruir e para conseguir isso precisa de matéria prima para aço e outros produtos, como minérios e etc. E quem é forte, vende barato e não passa por crise (foi só uma marolinha) o Brasil e China, outros como Rússia, África do Sul, Índia, também merecem citação, mas darei destaque ao que é nosso e o que nos dominará (será?). Tanto Brasil como China não tem força em tecnologia (China + internet = block), ou seja, não sofrerão a crise japonesa (que ainda é a terceira economia do mundo) e em contrapartida lucrarão, à China até mais devido sua vasta mão de obra. Enfim esse é o tsunamico mundo globalizado...

"Referente a globalização e arte global. Das duas, uma... O despertamos ou nos consumimos a nós mesmo: ficando deste modo na linha da frente por nome: extinção".
Miguel Westerberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É o verbo...