segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O caso Lance Armstrong e a hipocrisia da sociedade


Lance Armstrong era um dos maiores atletas do mundo, ciclista diversas vezes campeão da “Volta da França” (evento mais importante da modalidade), tendo sua importância para o esporte aumentada após ele superar um câncer (no testículo) e dois tumores (no pulmão e cérebro) e voltar a competir (e ser campeão). Além disso, ele criou uma fundação de combate ao câncer e participou de diversas campanhas.

No entanto, alguns dias atrás o atleta assumiu ter usado dopping durante boa parte de sua carreira. E ai é ai que a hipocrisia aparece... Longe de mim defender Lance como atleta, é justo ele perder todo o respeito, premiações, dinheiro, etc. Tem uma carreira totalmente manchada (a ponto de uma biblioteca na Austrália transformar suabiografia em ficção).

Como disse, toda punição ao atleta é justa. Porém, e o homem Lance Armstrong? Ué, ele não venceu na “vida”? E não é isso que tanto propagam (“não desistir nunca”)... Por um (grave) erro na parte esportiva ele deixa de ser um exemplo de vida? Até onde saiba, ele continua sendo uma pessoa que superou um câncer, dois tumores e voltou a competir. Ou seja, deixando a parte do esportista (da qual ele já foi punido) de lado, se ele fosse uma “pessoa comum”, que venceu um câncer, dois tumores e voltou a praticar esporte, sua história de vida não seria um exemplo? (alguns atores ai são a prova disso).

O mais bizarro de toda essa história foi o técnico da seleção brasileira de vôlei, Bernardinho, mandar seu filho queimar (sintomático, não), todos os livros de Lance Armstrong: "O meu filho me perguntou: "Pai, o que eu faço com os livros do Lance que você me deu?" Eu disse: "Queima, joga fora, esquece, não servem para inspirar ninguém". Como o livro que conta a história de uma pessoa que superou dois tumores, câncer (entre outras coisas) e voltou a competir não serve de inspiração?. Isso mostra que muitas vezes o importante não é a vida em si, de nada adianta você “vencer a morte”, se após isso, não se tornar uma “pessoa perfeita”, é como se cobrança fosse maior... “ahhh ele poderia ter morrido, deveria ser uma pessoa melhor”...Repito, não estou defendendo o “esportista” Lance, mas, continuo respeitando um homem que soube superar um momento difícil...

“Se você se preocupasse em cair da bicicleta, você nunca a controlaria”. Lance Armostrong

2 comentários:

  1. Oi! Concordo com o que vc disse. Lance prá mim continua sendo um mito.
    E digo mais! Tenho muita pena de quem condena Lance e acha que ele é o unico dopado do ciclismo de alto rendimento. Deve ser punido? Claro que sim!! Mas por que só ele??? Pq só lance deve ser punido em um universo esportivo onde 99% dos atletas SÃO dopados ou já usaram dopping??? Não vou cansar de falar isso: dentre TODOS os dopados, lance era o melhor.

    ResponderExcluir
  2. Realmente... ele não é o único, foi meio pego para bode expiatório também...

    ResponderExcluir

É o verbo...